terça-feira, 19 de janeiro de 2010

o desenvolvimento da fala

Estava aqui a ler um blog que gosto de acompanhar e ela está a falar do desenvolvimento da fala e eu olho para a minha Icas e ela não se enquadra na idade dela. Ela já deveria começar a formar duas palavra Ex: "bebe bola"
A Icas quando querer alguma coisa aponta e eu agarro no que ela quer e repito a palavra várias vezes para ver se ela repete mas ela não repete monta um berreiro porque não quer repetir ao fim de algum tempo a insisto e de a ouvir falar lá lhe faço a vontade e dou-lhe o que ela quer. E ás vezes penso para mim não deveria dar, só deveria se ela emiti-se um som em vez de um choro.
Ela quando vê um animal só diz ai ai ai, o ai ai dela é um animal pode ser um cão, um gato qualquer tipo de animal.
Das poucos palavras que diz e só diz quando queres é bebé, mãe, pai, bola, mau maria e de vez enquanto diz mais mas como não percebemos à primeira e depois pedimos a ela para repetir mas já não repete. Mas ela percebe tudo o que nós lhe dizemos.
Continua aguardar a consulta do pediatra estou decerta que chegue o dia da consulta para poder ir com ela.

6 comentários:

  1. Olá. Mas que idade tem a Icas? Não te consigo ajudar se não souber a idade dela. Mas pelo que sei, não deves forçar. Deves estimular com muita repetição e recompensas de reforço positivo. Deves fazer uma "festa" quando ela progride e reage aos teus estímulos. Não te esqueças: muita repetição e muito reforço positivo. Não vivas ansiosa. Cada criança tem o seu ritmo. Sou professora do 1º Ciclo e nem todas começam a ler ao mesmo tempo. Há algumas que só no 2º ano, vê tu bem...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A icas faz 21 meses dia 26 de janeiro

    ResponderEliminar
  3. É complicado dizer, mas conheço um caso de uma criança que a minha mãe cuidou e era igual, não dizia nada, depois entrou para terapia da fala e começou a desenvolver.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. a ines ja diz muita coisa. mas cada criança tem o seu time de desenvolvimento, por exemplo a ines so começou a andar aos 15 meses.

    fala com pediatra mas nao te stess.

    bjs tila

    ResponderEliminar
  5. Ola!! Como estao??
    Olha, o filho de uma prima minha, tinha 3 anos e so dizia hummmmmm hummmmm, apontava e dizia hummm, ou seja era so um mermurio, e gritos...andaram com ele em medicos (para terem varias opinioes) e diziam sempre o mesmo, preguiça de falar...um dia a minha prima foi leva-lo a casa da mae, e foi trabalhar, kual foi o espanto da avo, que ele começou a falar pelos cotovelos, e correctamente...dizia tudo...
    Vais ver k dentro em pouco, a tua pekerruxa anda ai pela casa a cantar...
    Faz brincadeiras com ela onde repitas varias vezes a mesma palavra, vais ver k passado algum tempo ela repete-a, tipo: antes de fazerem kkr coisa diz 1-2-3...uns dias mais tarde diz 1-2...e espera k diga o 3 para a brincadeira começar...podendo tb aplicar em musicas, etc...
    Desculpa o testamento, mas sei k tem fuincionado em algumas crianças...
    Mas descansa esse coraçao...afinal ela de vez em kuando diz algumas coisas, so tem preguiça de as repetir...
    Bjocas grandes...(estikei-me a valer!!!!)

    ResponderEliminar